terça-feira, 18 de setembro de 2012

Figurinos de Novela

               Se tem um assunto que sou fascinada e ainda quero me aprofundar e quem sabe um dia até trabalhar com isso, são os  figurinos!Acho fantástico retratar uma época uma história através das roupas.Nunca esqueço uma frase: "Se quiser conhecer as entrelinhas da história, observe as roupas em  uma revista de moda ou desenhos da época, elas relatam muitos mais dados do que em muitos livros".
            E na nova novela das 18hs da rede Globo, - Lado a Lado, o figurino está primoroso assim como todos desta rede.E  através dele que contaremos como funciona esse universo tão rico, interessante e fascinante!

A novela Lado a Lado se passa no início do século XX, mostrando as grandes diferenças sociais no Rio de Janeiro da época. E a novela tratará de temas pertinentes aquele tempo, como o surgimento do samba , a chegada do futebol ao país, mas  em especial o nascimento da mulher moderna na sociedade brasileira.

O figurino faz referência a Belle Époque retratando o luxuoso vestuário da época e seus contrastes.
É uma época que retrata a inexistência da moda brasileira, onde a elite só usava roupas vindas do exterior especialmente Paris.

Através de montagens e sobreposições de fotos das atrizes com possíveis produções escolhidas através de fotos com peças e roupas da época, a figurinista começa esboçar o vestuário de cada personagem.

O acervo de chapéus é da figurinista Beth Filipecki e foram redimensionados e adaptados.

A estilista e figurinista Beth Filipecki, usou tecidos leves e nobres como a renda muito usada pela elite, e em especial em tons claros.

Só o peso das roupas não são iguais ás originais, já que os atores precisam de leveza para desempenhar os seus papéis.E as roupas da época eram um pouco mais pesadas, em especial pelos volumosos saiotes femininos.

O núcleo rico da novela traz em seus figurinos rendas, transparências e muitos acessórios, como camafeus, luvas, bolsinhas e chapéus que dão o tom da época.




No vestuário da personagem da Marjorie Estiano, há influência de Chanel e elementos do universo masculino, como coletinhos e gravatinhas para ilustrar seu caráter mais forte e independente.


O figurino do núcleo pobre traz tons terrosos e tecidos mais pesados como o algodão. Algumas peças também são mais decotadas e sensuais.


O figurino demonstra a alma do seu personagem e toda a sua trajetória. É principalmente através das roupas que você se mostra para o outro e demonstra  que momento de vida esta vivendo, sentencia um dos figurinistas globais.











Um comentário:

  1. Amei a novela Lado a Lado. O figurino foi de dar água na boca.
    Moro no Rio de Janeiro e gostaria de saber onde consigo alugar trajes (vestidos, sombrinhas) de época, pois quero fazer uma sessão de fotos no estilo de época. Amo as roupas de época, tanto as mulheres como os homens eram mais elegantes.
    Por favor me ajudem, se puder.

    Desde já agradeço.
    Lana da Silva

    ResponderExcluir