quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Gente do lugar- Vera Lucia Suzuki Vieira



          A Vera é daquelas pessoas especiais, extremamente discreta, simples,  aos poucos vai se mostrando se apresentando e nos encantando, não com palavras bonitas mas com depoimentos de sua história de vida. Muito competente no trabalho e atuante na busca da conversão para as coisas de Deus. Nascida em  uma família tradicional de Barretos, com nome e sobrenome reconhecido e respeitado por aqui.
        Vamos recordar algumas passagens de sua vida e saber um pouco como anda sua vida atual.

 Familia :
Filha de Matinas Suzuki e Veridiana Tupynamba  Suzuki . Irmã do Matinas, Marcelo, Marcio, Mauricio e Marcos.Casou-se com o Elio Lenza Vieira há 34 anos .Tem três filhos o Henrique com 33 anos, já casado com a Marina e ambos médicos em São Paulo. O Helio com 31 anos é economista, e o Fabio om 29 anos e é jornalista.

 Foto com a família, dr. Matinas e Veridiana, Matinas Jr., Vera, Marcos (Kiko), Mauricio ,Marcio e Marcelo.

Foto do aniversário de 80 anos da sua mãe Veridiana.

Vera no casamento de seu filho Henrique.

Vera em Roma, quando a comunidade recebeu o reconhecimento pontifício como entidade internacional.


Recordando :
A Vera nasceu em Barretos, saiu para fazer faculdade de biomedicina em Ribeirão Preto, e também morou em São Paulo logo que se casou.Mas em 1982 voltou para terrinha pensando em uma melhor qualidade de vida para os filhos.
Lembra com saudades da época de adolescência, quando frequentava as piscinas do Grêmio, e a sede social com suas boites e ótimos bailes famosos na época, inclusive o de debutantes o qual participou.
Estudou na escola Vocacional, uma escola revolucionária na época, em plena ditadura militar.Hoje no prédio da escola funciona a Secretaria de Saúde do Município, e recebeu o nome da sua mãe dona Veridiana, que era enfermeira. Merecida homenagem.
Das pessoas amigas de Barretos da época, recorda e destaca alguns nomes como o do Daniel Bampa Neto, Carminha Amendola, Celia Amendola, Joana D´arc Assunção, Maria Silvia Spina, Jordana Vicentine, Guti, Virginia Costa, Maria Lucia Lemos, José Rezek, Luizinho Spina e seu irmão Matinas.
A Vera trabalhou muitos anos com seu pai no Laboratório Clinico Dr. Suzuki. Após a morte dele, assumiu a responsabilidade técnica do laboratório.Aliás foi o único laboratório a obter o selo prata no controle de qualidade recebendo o conceito Excelente durante cinco anos consecutivos.

                                                Vera e Elio no seu baile de debutante no Grêmio.
                              
Atualmente :
 Em 2005 mudou -se com o marido para Guaratinguetá, onde mora até hoje, na fazenda da Esperança. Lá consagrou-se a Família da Esperança, trabalhando como voluntária na Obra Social Nossa Senhora da Gloria.
 A fazenda da Esperança trabalha com dependentes químicos e a recuperação é baseada na convivência, trabalho e vivência do Evangelho.E Vera explica : "O encontro pessoal com Deus e a vivência do Evangelho que faz a mudança de vida nas pessoas, preenchendo o vazio que existe com Aquele que é o essencial e nunca nos abandona"
Atualmente , são 81 fazendas, no Brasil e no exterior (México, Guatemala, Uruguai, Paraguai, Argentina, Colombia, Filipinas, Alemanha, Africa e Russia ) . No próximo ano serão inauguradas as fazendas na Suiça, Portugal e mais oito no Brasil.
A Vera é a responsável pela clinica de tratamento terapêutico na metodologia da abordagem direta ao inconsciente.Esse atendimento é aberto a todas as pessoas interessadas, não só aos recuperandos. Para isso,  existem locais de hospedagem e alimentação.
Em 2010 a comunidade recebeu do Vaticano, o reconhecimento pontifício com um carisma especial - A Esperança. E a mensagem do Papa Bento XVI foi "Quem tem esperança , vive diferente"
 E acho que e é exatamente esta mensagem  que a Vera, nos deixa. Com seu trabalho voluntário, e seu exemplo de total  despreendimento, pois optou por viver em uma comunidade que muitas vezes depende somente na Providencia Divina (que nunca falha) e doar sua vida levando um pouco de esperança a tantas famílias. Que através de sua atitude e trabalho e claro de todos os padres e pessoas engajadas nesta realidade maravilhosa que é a Fazenda , muitas outras pessoas possam ouvir e aceitar este chamado de Deus e realizar mais trabalhos em favor do próximo.

Vera com os padres da Fazenda em frente a capela.

Com o Frei Hanz (em pé) e padre Cesar.

A casa aonde mora na Fazenda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário